quinta-feira, 25 de junho de 2009

terça-feira, 23 de junho de 2009

RESGATANDO A CULTURA POPULAR

É um projeto que fora apresentado no dia 15 de Junho (segunda-feira) aos professores do turno da noite, para ser desenvolvido a partir do segundo semestre, mais precisamente no início de Agosto. O Projeto tem por objetivo principal desenvolver atividades que propiciem aos alunos melhor aprendizado sobre os conteúdos disciplinares através de atividades paralelas às da sala de aula; estas atividades que envolvem o resgate da cultura regional devem estar relacionados aos conteúdos das disciplinares. O projeto possui caráter interdisciplinar, ou seja, os professores estarão desenvolvendo suas atividades com outros de áreas afins, a a partir de temáticas relacionadas à cultura e a arte. Os alunos poderão expressar suas habilidades artísticas nas apresentações que serão realizadas no mês de Novembro; pretende-se ainda, trazer para a Escola apresentação de grupo cultural, tudo isto para o final do Projeto previsto para o mês de Novembro, que encerrará com um sarau (evento cultural e musical). Portanto vamos ficar atentos às datas das atividades e de olho neste blog para maiores informações. Você aluno ou professor podem contribuir, dando suas sugestões no SOE-Serviço de Orientação Educacional ou neste blog. A você aluno, qualquer dúvida, pergunte ao seu professor !

O USO DO COMPUTADOR E DAS TIC's NA ESCOLA PÚBLICA

O uso de novas tecnologias aplicadas à educação, são recursos indispensáveis ao bom andamento da prática docente, apesar de estarem sendo implementadas nas escolas paulatinamente e com muito atraso; esta situação parece demonstrar que o advento da tecnologia na educação parece ter vindo apenas por uma extrema insustentabilidade de sua inexistência nas escolas diante do avanço e disseminação acelerados do mundo da informação em todos os espaços, principalmente, no campo do trabalho. Falar do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs, nas escolas públicas, como computador, data-show, vídeos educativos, entre outros recursos que podem inovar a prática do professor é salutar, a questão, é que a maioria dos professores da rede pública de ensino não puderam acompanhar o avanço dessas tecnologias aplicadas à educação, e como resultado, é explícita a falta de qualificação profissional nessa área, trazendo prejuízos para o aprendizado dos alunos e para os cofres públicos, pois, existem escolas que apesar de possuírem o aparato material tecnológico para proporcionar aos alunos uma aula de melhor qualidade, estes equipamentos acabam sendo utilizados para outros fins e não àquele para qual foram destinados. Se pensarmos na vida dos alunos para além do espaço escolar, perceberemos que muitos estão mais familiarizados com o computador do que seus próprios professores, tendo em vista que crianças e jovens estão cada vez mais fazendo uso do computador, através do acesso à internet por meio de sites de relacionamentos, e-mails, blogs, flogs, mensageiros etc. Então, considerando que uma boa aula também passa pela observação da realidade do aluno, e que o ensino torna-se interessante à medida que o professor adentra no universo deste, fazendo disto o ponto chave não apenas para a relação dos conteúdos disciplinares, mas, para a educação para a vida. Ora, porque então não fazer deste universo contemporâneo da informação a entrada para a inovação? Eis a questão !

FUNDAMENTOS DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

Conforme o texto “Fundamentos da Informática na Educação: alguns aspectos”, são repassados vários pontos de reflexão sobre a inserção da informática no processo de aprendizagem dos alunos, mas ao mesmo tempo, faz destaque para a contradição existente entre o acelerado avanço da informática e a realidade das escolas públicas, que atualmente apresentam-se muito aquém do desejável para encarar e acompanhar o ritmo acelerado da tecnologia informacional cada vez mais evoluída. Portanto, faz-se necessário perceber que o meio mais propício ao avanço da tecnologia nas escolas esteja, portanto, no acesso ao ensino/aprendizagem através da utilização efetiva de recursos tecnológicos, como ferramenta auxiliar no aprendizado do aluno e na prática do professor. Para isto é necessário a existência de espaços educacionais adequados à prática e convivência constante com estes recursos, como por exemplo, a “...integração do computador ao processo educacional” que dependerá também da atuação do professor”, conforme é apontado no texto.

Quem sou como professor e aprendiz?

UNIDADE I - Atividade 1

À medida do possível, procuro propor atividades inovadoras aos alunos e que desperte sua curiosidade. Para que isto ocorra, entendo ser necessária a não utilização de usuais metodologias que são bastante conhecidas tanto por outros professores como pelos alunos; a melhor forma de despertar a curiosidade dos alunos é entrando em seu universo; desta maneira fica mais fácil, inclusive, estabelecer um diálogo mais aberto com os mesmos, isto faz com que os alunos se sintam parte do processo ensino-aprendizagem e se envolvam mais efetivamente nas atividades escolares propostas. Entretanto, no decorrer das atividades em sala de aula, observo que a troca de pensamento e idéias surgidas de ambas as partes, tanto por mim, quanto pelos alunos, através da educação dialógica que proponho, dá origem a saberes provenientes da própria realidade deles, relacionados ao seu cotidiano, os quais considero ser indispensáveis para minha reflexão sobre diversas questões de minha prática educativa, ou seja, sou conduzido também pela contribuição de sugestões dos próprios alunos que revelam suas experiências de vida, seu dia-a-dia.

Enquanto professor, procuro constantemente utilizar novos meios para fazer diferente a minha prática de ensinar, para não cair na “mesmice” e não tornar exaustivo o aprendizado para os alunos e o ensino frustrante para mim; a questão é que nem sempre eu obtenho os recursos necessários para uma determinada atividade, dada a realidade da escola pública.

Caso resolva mudar minha prática de ensino, por considerar inadequada, este fato não é algo que me cause frustração, pois, diante dessa situação, compreendo que preciso ser sensivelmente capaz em perceber que, se algo não está ocorrendo bem na minha prática de ensino em sala de aula, é porque está na hora de mudá-la; caso contrário, poderei permanecer inerte com metodologias arcaicas e adotando o conformismo de minhas ações em sala de aula com meus alunos.

Apresentação NTE

terça-feira, 9 de junho de 2009

Última notícia da Escola

Por enquanto, até o dia 09 de junho a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio "Prof. Santana Marques" permanecia sem aulas; espera-se que a partir de segunda-feira, dia 15 de junho, possamos retomar normalmente todas as atividades da escola. Pedimos a compreensão de todos os alunos, pois, este momento, é de opiniões diversas, tanto da população, da categoria dos professores, dos alunos, do poder público, enfim, de toda a sociedade. Devemos ter respeito com todas as opiniões.

VISITANTE NÚMERO

E-MAIL: escolasantanamarques@hotmail.com TELEFONE: (91) 3279-0077